por Super User
Acessos: 1474

O Pastor Alemão

O Pastor Alemão é uma das três raças mais inteligentes do mundo. Não é à toa que foi estrela de diversos filmes e seriados e é uma das raças preferidas por quem deseja um excelente cão de guarda.

Apesar de sua aparência lembrar um lobo, o Pastor Alemão é uma raça criada bem recentemente e, contrariando a crença popular, ele é tão próximo do lobo quanto qualquer outra raça de cachorro. A raça é produto de um esforço consciente para gerar o pastor perfeito, capaz de pastorear e proteger seu rebanho.

Talvez nenhuma outra raça tenha envolvido tantos esforços para aprimorar um cão, especialmente graças à criação em 1899 da Verein fur Deutsche Scharferhunde SV, uma organização dedicada a fiscalizar a criação do Pastor Alemão. Os criadores tentavam desenvolver não apenas um cão de pastoreio, mas que também se destacasse em trabalhos que exigissem coragem, atletismo e inteligência. Em pouco tempo, o Pastor Alemão provou ser um cão policial mais do que competente, e a criação seguinte aperfeiçoou habilidades de um companheiro e cão de guarda inteligente e corajoso.

Durante a Primeira Guerra Mundial, ele foi a opção mais óbvia como sentinela de guerra. Na mesma época, o AKC mudou seu nome de Pastor Alemão para Cão Pastor, enquanto os britânicos alteraram para Lobo da Alsácia, em ambos os casos a intenção era apagar a associação com suas raízes alemãs.

Lobo da Alsácia foi depois abandonado, pois o nome fez as pessoas terem medo da raça. Em 1931, o AKC restaurou o nome da raça para Pastor Alemão. O maior boom na popularidade do pastor aconteceu por meio de dois cães, ambos astros do cinema: Strongheart e Rin Tin Tin. O Pastor Alemão foi o número um em popularidade na América por muitos anos.

Apesar de hoje em dia ele ter caído da primeira posição, o Pastor Alemão continua sendo um dos cães mais versáteis já criados, servindo como cão policial, cão de guerra, cão guia, cão de busca e salvamento, detector de drogas e explosivos, cão de exposição, cão de guarda, animal de estimação e até pastor.