por Super User
Acessos: 1593

Conheça o Doberman

Poucas pessoas tiveram um impacto tão grande no mundo canino quanto Louis Dobermann, de Thuringen, Alemanha. Dobermann era um cobrador de impostos que precisava de um cão de guarda atento para acompanhá-lo.

No fim do século de 1800, ele começou a criar um cão de guarda alerta e simples, provavelmente cruzando o velho Pastor Alemão e o Pinscher Alemão, e cruzamentos posteriores com o Manchester terrier preto e castanho, Greyhound e Weimaraner. Ele logo conseguiu o protótipo da raça que agora levaria seu nome.

Os primeiros Dobermanns ainda tinham ossos pesados e cabeça arredondada. Novas produções foram selecionando um cão com a aparência da raça. A criação da raça aconteceu em um tempo impressionante. Em 1899 já estava formado o primeiro clube. A raça continuou a receber elogios, e o primeiro Dobermann chegou à América em 1908. A raça logo se agradou a Europa e a América como cão policial e cão de guarda, e mais tarde como cão de guerra.

Seu talento nessas áreas trouxe ao Dobermann muitos admiradores, e ele logo se tornou um importante protetor da família. Sua silhueta bem desenhada e seu estado de alerta destemido colocaram o Dobermann no topo como um cão de exposição. Com o aumento de sua fama, muitas famílias começaram a gostar da raça como animal de estimação, e o Dobermann acabou se tornando a segunda raça mais popular da América em 1977.

Na mesma época, surgiu um novo desafio para a raça: o surgimento do Doberman Branco albino. No esforço de reduzir o risco de reprodução desses cães, o Dobermann Pinscher Club of America convenceu o AKC a marcar os números de registro dos cachorros que carregavam o gene albino com a letra Z.

Quisque in sollicitudin lacus.