Alimentação Correta! Saúde para o seu Cão

Assim como para os humanos, uma boa alimentação também é essencial para a saúde dos pets. Segundo o veterinário Dr. Wilson Grassi, a ração não é obrigatória, mas com ela é mais fácil que os animais recebam todos os nutrientes que precisam e tenham uma alimentação balanceada. "Os principais nutrientes são as proteínas, os carboidratos, as gorduras, as vitaminas e os minerais. Uma comida caseira pode ser gostosa para seu bicho, mas pode ser carente de alguns desses itens", diz ele. Segundo o veterinário, é comum haver casos de intoxicação alimentar por conta de sobras de comida que os animais comem.

O uso de ração também é aconselhável por conta da higiene bucal, já que com ela os problemas com o tártaro são menores. "Vale a pena salientar que, se o cão se alimenta com sobras de comida, é necessário escovar os dentes do animal mais vezes ao dia", diz ele.

Mas fique atento, pois não é qualquer ração que irá fazer bem para o seu animalzinho. Algumas marcas existentes no mercado não utilizam produtos de qualidade, e por isso podem ser deficientes na alimentação. A dica é escolher sempre marcas conhecidas de ração.

Em relação à quantidade diária, isso pode variar de acordo com a faixa etária, a atividade, a personalidade do animal e também a qualidade da ração. "Teoricamente, uma ração mais forte deveria satisfazer com menor quantidade. Pelo menos, com certeza ela nutre com menos quantidade, mas cuidado com as indicações que vêm na embalagem, pois podem estar subestimando o apetite do seu cão", explica ele. Na dúvida, o ideal é dar um pouco a mais do que o indicado no pacote da ração.

De acordo com o veterinário, os cães têm o hábito de comer na hora em que a ração é colocada, porém os filhotes, que são mais ativos, devem comer no mínimo três vezes ao dia. Nesse caso, o ideal é colocar a comida aos poucos. Já os cães adultos devem comer no mínimo duas vezes ao dia, porque comer apenas uma vez ao dia pode causar uma doença grave chamada torção de estômago, pois o animal pode comer muito de uma vez, beber muita água e isso pode torcer seu estômago.